21 3327-3527

A pessoa saudável pouco ou quase nada adoece e quando isso acontece seu corpo tem energia e vitalidade para reduzir enormemente os sintomas e a duração dos mesmos. Sim, isto é possível sempre que nos dispomos a seguir as leis naturais que regem toda a vida. Mas apesar de muito simples, nem sempre são fáceis de ser seguidas pela maioria das pessoas.

São 10 regras básicas para viver e envelhecer saudável:

# 1ª- Comer apenas o necessário para viver, e não o contrário: viver para comer;

# 2ª- Preferir alimento de verdade. O nosso corpo precisa apenas dos “Nutrientes” encontrados nos alimentos naturais. O alimento de verdade é natural e saudável. Ao contrário, os produtos alimentícios – processados e ultraprocessados -, são desprovidos dos nutrientes de que o nosso corpo precisa para manter-se saudável e, ainda, apresentam diversas substâncias tóxicas. Os nutrientes são a única fonte de saúde, energia e vida para o nosso organismo.

# 3ª- Fazer atividade física regularmente. Toda máquina precisa estar em constante funcionamento, e o corpo humano, como uma máquina biológica, precisa de atividade física para manter a sua saúde fisiológica plena.

# 4ª- Hidratar-se, ingerindo água em quantidade suficiente. O nosso corpo precisa de água para manter-se vivo mas, infelizmente, a maioria das pessoas ingere quantidade insuficiente de água e, sem o saber, encontram-se cronicamente desidratadas. A quantidade necessária de água varia de acordo com o peso da pessoa, por ex., uma pessoa de 70 kg necessita beber entre 1,9 e 2,1 litros/dia. A prisão de ventre, um tipo de distúrbio crônico de saúde tão comum nos idosos e nas mulheres, poderia ser resolvida em muitos casos apenas normalizando o consumo regular de água. Atenção: A água não pode ser substituída por refrigerantes, chás, mates, sucos, bebidas lácteas, bebidas saborizadas.

# 5ª- Evitar o Fumo, o Álcool, e outros tipos de drogas. Estas substâncias juntamente com os medicamentos alopáticos, os aditivos químicos encontrados nos produtos alimentícios e mais o açúcar, os adoçantes, os óleos hidrogenados e as farinhas refinadas, são substâncias pró-inflamatórias do organismo que, ao longo do tempo, não consegue eliminá-las com eficiência pelas vias naturais, e acabando por se depositarem nos tecidos, órgãos, vísceras e sangue, causando muitas doenças (que se tornam crônicas) como, por exemplo: diabetes, aterosclerose e hipertensão. Logo, o que você ingere faz uma grande diferença na qualidade da sua saúde.

# 6ª- Não é a sua genética que determina se e qual doença você terá durante a sua vida, mas, ao contrário, é o que você fará ao longo dela que irá impactar na sua saúde. A ciência já sabe que os hábitos de vida (alimentação, higiene, atividade física e recreativa, nível de stress, pensamentos e emoções) e os fatores ambientais (qualidade do ar e da água, saneamento básico, segurança, etc), são os verdadeiros interruptores que, de acordo com o estilo de vida da pessoa, podem acionar ou não os marcadores genéticos de determinada doença. Enfim, podemos ter a predisposição, mas é o nosso estilo de vida, por meio de nossos hábitos e escolhas, que manterão ou despertarão uma determinada doença. Uma arma só dispara se o  gatilho é acionado.

# 7ª- A Doença nada mais é que um sintoma e todo sintoma é um aviso de nosso corpo. Toda doença, seja o nome difícil que ela tenha ou como ela se manifeste, é sempre um alarme que o nosso corpo dispara para nos avisar de que algo não está bem com o nosso organismo, com a nossa saúde, e por isso não é a doença (ou sintoma) que deve ser combatida, mas sim a sua causa. A febre é um sintoma comum, por exemplo, de uma  gripe, que é uma infecção viral. A febre é, portanto, a forma do organismo mostrar que está combatendo os agentes agressores (vírus da gripe). Um organismo saudável, por estar em equilíbrio (homeostase), adoece pouco, e quando ocorre a doença, esta é de curso rápido e sem maiores transtornos.

# 8ª- Mens sana in corpore sano (mente sadia, corpo saudável). Com exceção dos traumas (ferimento por arma de fogo ou faca, quedas, acidentes, queimaduras, envenenamento, etc), e doença congênita, todos os casos de adoecimento têm suas origens em hábitos de vida, e de como pensamos e sentimos.

# 9ª- A Natureza é sábia. Nela encontram-se, de forma simples, as regras para uma vida saudável e longa, com um envelhecendo sem doenças.

# 10ª- Ame-se e Respeite-se mais. Assuma a direção da sua saúde e encontre tempo para cuidar dela, do contrário terá que, fatalmente, arrumar tempo para tratar da doença. A prevenção (de forma natural) é sempre a forma mais simples, barata e eficaz de ter saúde.

Abrir o WhatsApp
Olá, precisa de ajuda? Estamos online