O Tratamento Naturopático
A Naturopatia é uma abordagem sistêmica de medicina natural que se baseia em leis naturais comprovadas cientificamente para promover o bem-estar e tratar doenças. Essa Terapêutica busca estimular a capacidade de autocura do corpo, utilizando técnicas e terapias da medicina natural. Como naturopata clínico utilizo nos tratamentos terapêuticos principalmente a ortonutromolecular, a homeopatia, a fitoterapia e a aromaterapia.
Os benefícios da Naturopatia demostrados em estudos científicos são:
- Abordagem Holística: A Naturopatia considera o indivíduo como um todo, tratando não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes das doenças e dos distúrbios psicossomáticos. A abordagem holística na Naturopatia refere-se a uma visão integral do indivíduo, considerando todos os aspectos do seu ser: físico, mental, emocional eespiritual. Em outras palavras, a abordagem holística busca entender e tratar a pessoa como um todo, reconhecendo a interconexão entre diferentes aspectos da saúde.
Em vez de focar apenas nos sintomas físicos de uma doença, a abordagem holística da Naturopatia considera também todos os aspectos da vida do individuo em seu tratamento, compreendendo que o corpo, a mente e o espírito estão interligados e influenciam-se mutuamente na saúde e na doença, considerando também a importância dos fatores ambientais, sociais e espirituais neste processo.
- Prevenção de Doenças: Ao focar na promoção da saúde e na prevenção de doenças, a Naturopatia ajuda a reduzir o risco de desenvolver condições crônicas.
- Tratamento e Estímulo à Autocura: O estímulo à autocura na Naturopatia refere-se à capacidade inata do corpo humano de se autocurar e se regenerar (medicatrix) quando é dada a oportunidade e o suporte adequados. Através do fortalecimento do sistema imunoneuroendócrino e do equilíbrio homeostásico do corpo, a Naturopatia promove a capacidade do corpo de se curar e se manter saudável de forma natural e sustentável.
(clique aqui para saber como posso ajuda-lo em sua saúde)
A Ciência moderna reconhece que o corpo humano possui sistemas complexos e mecanismos de autorregulação que podem restaurar o equilíbrio da saúde (homeostase) quando são ativados de maneira apropriada, os quais sempre são objetos da ação terapêutica naturopática.
Inúmeros estudos científicos têm demonstrado que diversas terapias e práticas da medicina natural aplicadas pela Naturopatia Clínica atuam na estimulação da capacidade de autocura (autorregulação homeostásica) do corpo.
- Terapias Sem Efeitos Colaterais: Todas as terapias naturopáticas têm raros ou nenhum efeito colateral negativo em comparação com tratamentos convencionais e alopáticos.
- Melhoria da Qualidade de Vida: Ao promover hábitos de vida saudáveis e reduzir o estresse, a Naturopatia contribui para uma melhor qualidade de vida, inclusive na terceira idade.
Estudos mostram que os tratamentos que levam em consideração o bem-estar emocional e psicológico do paciente, de acordo com a lógica holística, têm impactos positivos e duradouros na sua saúde física também.
- Integração e Complementação com a Medicina Convencional: Em muitos casos, a Naturopatia Clínica pode ser conjugada à medicina convencional para fornecer um tratamento complementar, mais abrangente e eficaz.
O que esperar do tratamento com a Naturopatia Clínica:
De modo geral, a maioria das pessoas que se tratam com medicina natural, por meio da Naturopatia Clínica, fica satisfeita com o tratamento e seus resultados quando seguem corretamente as orientações terapêuticas prescritas. Normalmente, muitos pacientes de modo geral, experimentam sensação de melhora logo nas primeiras semanas. Nos casos de hiperglicemia e Diabetes, por exemplo, é comum níveis altos de glicose desabar logo no primeiro mês de tratamento para espanto e alegria do paciente.
Mas é importante ressaltar que o tipo e o tempo do tratamento pode variar dependendo de cada indivíduo, como o sexo, o tipo da doença, o tempo decorrido desde o seu início (cronicidade), a sua causa (origem física ou mental), o grau de supressão por medicação alopática em tratamento convencional, a capacidade da força vital do organismo reagir aos estímulos terapêuticos, o temperamento, hábitos de vida, ambiente social e familiar, nível de resiliência aos vários tipos de estresse vivenciado e, principalmente, do comprometimento do paciente com o tratamento.
A idade, por sua vez, não é necessariamente num fator limitador para uma obtenção de melhora. A Naturopatia tem a vantagem de poder atuar positivamente em todas as fases da vida, inclusive na Terceira Idade.