21 3327-3527

 

 

A menopausa nada mais é do que o fim do período fértil da mulher, ou seja, a mulher para de menstruar definitivamente. A menstruação como todos fenômenos reprodutivos da mulher é controlada por alguns hormônios, principalmente o estrogênio. Normalmente, a menstruação cessa entre os 45 e 55 anos de idade, sendo acompanhada de alterações hormonais importantes.

No final deste post eu dou 2 dicas simples e valiosas que podem ajudar muito nos transtornos da menopausa.

No caso das mulheres que não usaram, ou usaram por pouco tempo anticoncepcionais alopáticos, e cuidaram-se com uma alimentação saudável, esta mudança em suas vidas pode ocorrer de forma suave ou mesmo sem nenhum dos sintomas associados à fase de transição da menopausa. Mas, atualmente, isso está cada vez mais raro, sendo crescente o número de problemas com a chegada da menopausa como: ondas de calor (fogachos), queda de cabelo, insônia, diminuição de libido, aumento da pressão arterial, pólipos e miomas uterinos, acompanhados muitas vezes também de transtornos depressivos, enxaquecas, entre outros.

Uma alimentação mais saudável acompanhada também por uma suplementação terapêutica adaptada ao histórico particular de cada caso ajudará bastante no alívio ou até na eliminação dos sintomas indesejáveis da menopausa, possibilitando à mulher, de forma totalmente natural e sem os riscos da reposição hormonal, uma vida pessoal, profissional e sexual com mais saúde e prazer. Mas, atenção: se você deseja se tratar com a medicina natural, procure fazê-lo com um naturopata, de preferência um naturopata experiente nesta área.

A 1ª Dica é de uma planta medicinal muito útil e usada, há séculos, pela fitoterapia tradicional e naturopatia, para vários problemas da menopausa, também já reconhecida pela ciência por seus efeitos moduladores sobre os hormônios femininos. Trata-se do Agnocasto (nome científico: Vitex agnus castus). Para uso sem orientação de um terapeuta, sugiro o consumo por meio de Chá (infusão). Como fazer: 1 colher de sobremesa de frutos secos para 350 ml de água. Ferver a água até o ponto de soltar bolhas e despejá-la no recipiente com a planta e tampá-lo; aguardar 10 mins.; coar e beber. Inicie com 3 vezes ao dia, por 30 dias, reduzindo para 2 vezes ao sentir melhoras. Após cada 30 dias, suspenda o uso por 7 dias e retorne o consumo por 30 dias, e assim por diante até a redução ou desaparecimento dos sintomas. Atenção: Não deve ser usada no caso de estar se tratando com reposição hormonal sem acompanhamento terapêutico profissional.

A 2ª Dica é uma receita curiosa que a minha avó já ensinava para as mulheres com problemas de menopausa.

Trata-se do chá de Banana. Como preparar: 1 banana de preferência madura (sem estar escurecida). Ferver com 350 ml de água até levantar bolhas; apague o fogo e deixe tampado por mais 10 mins. Despeje em uma xícara e tome devagar. Tomar uma vez ao dia. Se você está sofrendo de insônia por causa da menopausa sugiro toma-lo antes de deitar-se. A banana é rica em potássio e magnésio, minerais que podem ajudar muito na insônia e na pressão alta da menopausa. Atenção para um truquesinho: Eu oriento minhas pacientes para cozinharem a banana com a casca e toda fechada com o cabo, pois a casca é rica em triptofano (aminoácido que vai formar a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, do prazer), e que vai ajudar bastante às mulheres na menopausa.

Abs. e muita saúde.

Saiba mais sobre o Protocolo Natural Vênus*, clicando aqui.

#menopausa #mioma libido #enxaqueca #naturopatia #MedicinaNatural #fitoterapia #magnésio #agnocasto #insônia

Abrir o WhatsApp
Olá, precisa de ajuda? Estamos online