21 3327-3527

A homeopatia é um sistema de medicina natural baseado no princípio Similia Similibus Curentur (semelhante cura semelhante). Essa abordagem terapêutica foi desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann. De acordo com os princípios da homeopatia, uma substância que causa sintomas semelhantes aos de uma determinada doença em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar os sintomas semelhantes em uma pessoa doente, quando administrada em doses ultradiluídas e dinamizadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a homeopatia como uma das formas de medicina natural e complementar.

A Homeopatia se fundamenta basicamente em quatro pilares:

Princípio da semelhança: Este é o princípio fundamental da homeopatia, pelo qual uma substância que causa sintomas específicos em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar uma doença que apresenta sintomas semelhantes em uma pessoa doente.

Dose infinitesimal (Diluição e agitação): Hahnemann desenvolveu o processo de diluição e agitação (chamado de dinamização) para preparar os medicamentos homeopáticos. A substância original é diluída em água ou álcool várias vezes, muitas vezes até que não reste nenhuma molécula da substância original na solução. A diluição combinada com a sucussão (agitação) aumenta a potência do remédio homeopático.

Individualização do tratamento: Na homeopatia, o tratamento é altamente individualizado. O homeopata considera não apenas os sintomas físicos da doença, mas também os aspectos emocionais e mentais do paciente ao selecionar o remédio homeopático apropriado.

Experimentação no homem sadio: As propriedades terapêuticas do remédio homeopático são determinadas pela experimentação de sua substância ativa em um indivíduo saudável, e o conjunto de sintomas desenvolvidos durante a experiência será comparado, por semelhança, com o conjunto sintomático da doença, permitindo a escolha do remédio homeopático mais adequado para a cura e sem os efeitos colaterais dos medicamentos alopáticos.

A Homeopatia é utilizada oficialmente em mais de 80 países. Na Alemanha, a homeopatia é amplamente praticada e aceita na rede pública e privada de saúde. A Associação Médica Alemã estima que cerca de dez milhões de alemães use regularmente a homeopatia. Outro país com larga tradição de homeopatia é a França, onde 70% da população usa homeopatia para tratamento no início das doenças e mais de 20% se tratam com ela de forma recorrente. Bélgica, Suíça, Áustria, Romênia, Grécia, México, Argentina, Cuba se destacam também na homeopatia. Na Índia, a homeopatia é amplamente praticada e integrada ao seu sistema de saúde e, finalmente, no Brasil, segundo pesquisa do PNS em 2019, estima-se que cerca de cinquenta milhões de pessoas se tratam com homeopatia na rede de saúde pública e privada. Considerando apenas estes países citados, estima-se que o número de pessoas tratadas com homeopatia seja de aproximadamente 200 milhões, e no mundo o total pode ser de 500 milhões.

Entre todas as terapias naturais, a Homeopatia é uma das mais abrangentes, atuando em nível mental, emocional e físico. Por exemplo, em nível mental/emocional: Ansiedade, Insônia, Depressão, Estafa nervosa de estudantes e profissionais estressados; em nível físico/funcional:  enxaquecas, fibromialgia, transtornos da tpm e da menopausa, distúrbios no útero e ovários, transtornos da andropausa, Impotência e de libido, hiperplasia da próstata, gastrite, hipertensão, atero/arteriosclerose, diabetes, obesidade, esteatose hepática, cálculos renais e biliares, hemorroidas, artrose, osteoporose, alergias e Infecções repetidas, baixa imunidade.

Vantagens do tratamento homeopático:

1- Tratamento individualizado e holístico (corpo-mente-espírito);
2- Substâncias naturais;
3- Remédios sem agressividade farmacológica (não tóxico), ou seja, sem efeitos colaterais e sem contraindicações;

4- A Homeopatia estimula a capacidade natural de defesa e autocura do corpo;

5- Adequado a todos os tipos de pessoas: grávidas, crianças, idosos, diabéticos, cardíacos, etc;

 

Um exemplo prático e muito simples de como a homeopatia funciona, é o relacionado ao café. Como todos sabem, o café preto, por suas propriedades químicas, pode produzir insônia em muitas pessoas, especialmente naquelas sem o hábito de toma-lo, provocando-lhes um estado de agitação, nervosismo, hiperatividade mental e impedindo-as de conciliar o sono. Assim, determinadas pessoas afetadas de insônia nervosa, podem curar-se muito bem com coffea (homeopatia do café), pois que, enquanto num homem sadio o café produz insônia, em outro indivíduo atacado por ela, em vez de piorá-la, a substância homeopática (coffea) age beneficamente, eliminando-a.

Existem também alguns métodos terapêuticos desenvolvidos com base na Homeopatia como a Organoterapia, a Isopatia, a Terapia Bioquímica de Schussler, utilizados complementarmente pelos homeopatas.

Abrir o WhatsApp
Olá, precisa de ajuda? Estamos online